terça-feira, 30 de junho de 2009

BOLICHE ECOLÓGICO

Esse jogo foi muito divertido, as crianças participaram bastante, torceram e principalmente compreenderam o sentido e objetivo do jogo.

Abaixo segue descrição do jogo retirada do blog do Educador Ambiental Angelo Prestes do Rio de Janeiro.
http://agenda21orsina.blogspot.com

Boliche Ecológico - Como Fazer? Basta ter tesourinhas, garrafas peti, rascunho, fita durex, e canetinhas. Os alunos devem escolher elementos que julgam importantes no meio ambiente para terem os nomes colocados na garrafa. As garrafas são divididas em 2 grupos os negativos e positivos. Cada elemento do meio ambiente será escrito em um pedaço de rascunho e colado no lugar do rótulo da garrafa. Ex politico corrupto + 30, solidariedade - 30 Os alunos deverão escolher a pontuação (positiva e negativa) dos elementos a critério deles o quanto vale cada elemento acertado por eles. Eles devem acertar as garrafas negativas caso acertem as garrafas positivas (tampa verde) eles perdem pontos por exemplo árvores - 20 ou caso acertem o planeta terra perdem todos os pontos.

Sugestão: Usar um marcador de papel ou quadro. Usar apenas 2 tipos de cores de tampinhas para todas as garrafas (ex. positivo = tampa verde, neg = tampa vermelha) os números podem ser múltiplos de 5 mais fácil na contagem de pontos. Separar as garrafas em vários grupos separados pois se juntarem tudo fica impossível acertar só as negativas. O jogo deve ser jogado em equipes.


As crianças escolheram as seguintes palavras: (+) pontos positivos – Falta de Consciência (+100), Poluição (+50), Desperdício (+40), Desmatamento (+30) e Extinção (+20); (-) pontos negativos – Planeta Terra (perde tudo), Sustentabilidade (-50), Reciclagem (-40), Árvores (-30) e Animais (-20).




4 comentários:

  1. professora esse jogo foi nota dez ...
    para quem criou e para você que trabalhou com a gente!

    ResponderExcluir
  2. Quem criou foi uma professora de Ciências chamada Solange que trabalha junto com o Educador Angelo Prestes (blog agenda 21) lá no Rio de Janeiro.
    Muito bom que você tenha gostado!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. fico muito feliz em ver que as crianças gostaram vou tentar fazer o detergente.

    ResponderExcluir
  4. Pode fazer Angelo, o resultado é muito bom as crianças adoraram fazer.

    Houve uma mãe que me relatou pessoalmente que adorou o produto e que vai continuar fazendo. Algumas funcionárias que testaram o produto que sobrou das crianças também aprovaram.
    Vale a pena a experiência.

    ResponderExcluir