Nesta semana que antecedeu o dia da água, fizemos uma análise das contas de água residenciais dos alunos.
Foi analisado o histórico de consumo bem como o consumo da conta que tinham em mãos.
Esclareci o valor mínimo da cobrança, o valor da taxa, fizemos situações problemas orais e por escrito para contextualizar melhor os gastos com a conta de água.
O consumo de água da maioria das famílias foi alarmante, como não é a criança que paga a conta, elas não tinham noção da quantidade que é gasta em suas casas.
Com a discussão realizada, elas conseguiram visualizar a diferença em dinheiro que uma família gasta a mais que a outra por ano, e chegaram a várias conclusões do que poderiam fazer com esse dinheiro.
Vendo a indignação dos próprios alunos lancei um desafio para o próximo mês, os alunos que pagam a taxa de água ou bem próximo a ela e mantiverem o consumo, bem como os que têm um grande gasto, se conseguirem diminuir consideravelmente o consumo, receberão um Certificado de Honra ao Mérito por economia de água.
Essa é apenas uma maneira de estimulá-los a encontrar soluções junto com a família para evitar desperdícios, pois economizar água é um dever de todos nós, e jamais podemos fazê-lo apenas esperando recompensas. A nossa recompensa será adiar um pouco mais a escassez de água no planeta.
O tema do Agrinho, para o qual este projeto esta sendo desenvolvido, é " saber e atuar para melhorar o mundo", o conhecimento as crianças já possuem, esse desafio foi apenas uma maneira de fazer com que atuem para transformar o mundo, o primeiro passo é começando em casa.
O melhor de tudo, é que os pais com a cobrança dos filhos, já estão se propondo a ajudar, consertando vazamentos e ficando mais atentos aos desperdícios com lavagem de calçadas, carros, etc.
Quando concluirmos esta primeira etapa, os alunos estarão relatando aqui no blog, o que fizeram para diminuir o desperdício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário