quinta-feira, 26 de março de 2009

JOGO DA ÁGUA











Cada aluno recebeu um jogo deste para colorir, as casas com desenhos foram coloridas de azul, as demais da cor que escolheram.
OBS: HÁ UM ERRO NESTE MODELO, NÃO COLOQUEI A CASA Nº 11.
Para jogar, os alunos foram reunidos em grupos de 3 ou 4 crianças. Cada uma trouxe uma tampinha que iria para o lixo (de creme dental, remédio, detergente, cola ou refrigerante) para ser seus marcadores. Como um jogo simples utilizaram um dado para percorrer as casas.

Após jogarem foi explorada a tabuada do 3, pois todas as casas desenhadas, eram múltiplas de 3.

domingo, 22 de março de 2009

DESAFIO - ECONOMIA DE ÁGUA

Nesta semana que antecedeu o dia da água, fizemos uma análise das contas de água residenciais dos alunos.
Foi analisado o histórico de consumo bem como o consumo da conta que tinham em mãos.
Esclareci o valor mínimo da cobrança, o valor da taxa, fizemos situações problemas orais e por escrito para contextualizar melhor os gastos com a conta de água.
O consumo de água da maioria das famílias foi alarmante, como não é a criança que paga a conta, elas não tinham noção da quantidade que é gasta em suas casas.
Com a discussão realizada, elas conseguiram visualizar a diferença em dinheiro que uma família gasta a mais que a outra por ano, e chegaram a várias conclusões do que poderiam fazer com esse dinheiro.
Vendo a indignação dos próprios alunos lancei um desafio para o próximo mês, os alunos que pagam a taxa de água ou bem próximo a ela e mantiverem o consumo, bem como os que têm um grande gasto, se conseguirem diminuir consideravelmente o consumo, receberão um Certificado de Honra ao Mérito por economia de água.
Essa é apenas uma maneira de estimulá-los a encontrar soluções junto com a família para evitar desperdícios, pois economizar água é um dever de todos nós, e jamais podemos fazê-lo apenas esperando recompensas. A nossa recompensa será adiar um pouco mais a escassez de água no planeta.
O tema do Agrinho, para o qual este projeto esta sendo desenvolvido, é " saber e atuar para melhorar o mundo", o conhecimento as crianças já possuem, esse desafio foi apenas uma maneira de fazer com que atuem para transformar o mundo, o primeiro passo é começando em casa.
O melhor de tudo, é que os pais com a cobrança dos filhos, já estão se propondo a ajudar, consertando vazamentos e ficando mais atentos aos desperdícios com lavagem de calçadas, carros, etc.
Quando concluirmos esta primeira etapa, os alunos estarão relatando aqui no blog, o que fizeram para diminuir o desperdício.

sexta-feira, 20 de março de 2009

APRESENTAÇÕES - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO - ESTE É O TEMA DO AGRINHO, E ESTA É A CONSCIÊNCIA QUE QUEREMOS DESENVOLVER EM NOSSOS ALUNOS.
TERRA, PLANETA ÁGUA!
XOTE ECOLÓGICO LUIZ GONZAGA

PLANETA ÁGUA - SANDY E JÚNIOR - APRESENTADA EM LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS)
ESSAS CRIANÇAS DERAM UM SHOW!!!
FIQUEI MUITO CONTENTE COM O RESULTADO DO NOSSO TRABALHO.

quarta-feira, 18 de março de 2009

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA




A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA DA SEGUINTE FORMA:
Declaração Universal dos Direitos da Água


Desde 1992, a ONU vem divulgando o documento redigido em 22 de março de 1992 . O texto diz o seguinte:
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada noção, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores, ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com Consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


- Fazer uma leitura do texto e abrir para o debate.
- Dividir a turma em 5 grupos e distribuir dois enfoques da Declaração para cada grupo.
- Propor que cada grupo crie um painel utilizando desenhos e palavras para ilustrar os enfoques recebidos.
- Finalizar propondo que cada um comente sobre o que sentiu de mais significativo ao desenvolver a atividade.
Fonte: Projeto Apoema - Educação Ambiental www.apoema.com.br/geral.htm

terça-feira, 17 de março de 2009

BOLICHE MULTIPLICATIVO - COM GARRAFINHAS DE ÁGUA

Os alunos representando os resultados da maneira que acharam conveniente.
Jogando e fazendo a contagem.


Meta: conseguir marcar o maior número de pontos por equipe ao final de 3 rodadas.
Regras:
1 - montar equipes de 3 ou 4 pessoas
2 – Determine o mesmo valor para todas as garrafas, por exemplo, 5 pontos, 7 pontos
3 – cada equipe organiza o seu jogo de boliche e a forma como irá marcar os pontos (desenho de garrafas, pauzinhos, etc.)
4 – em cada rodada, um jogador tem três chances para derrubar o máximo de garrafas possível
5 – quando encerrar suas três chances, independente do número de garrafas derrubadas, dá a vez ao próximo 6 – a rodada termina quando todos da equipe tiverem jogado
7 – ganha a equipe que tiver maior número de pontos ao final
Socialização:
Deixe que os alunos troquem idéias sobre como cada equipe se organizou para anotar os pontos. Peça para que registrem suas estratégias e que comparem as anotações entre os grupos. Então, relacione a contagem dos pontos às tabuadas.

quinta-feira, 12 de março de 2009

CONCURSO DE DESENHOS NA SALA


As crianças votaram e elegeram o desenho da aluna Jhenyffer para ser impresso na camiseta do projeto.