quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MAPA CONCEITUAL - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL






JOGO DO MEIO AMBIENTE


Uma dinâmica divertida de praticar a Educação Ambiental

Prof. Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra


Objetivos:

- Identificar algumas representações de meio ambiente construídas pelas pessoas, através de um jogo de formação de palavras;

- Elaborar conceitos sobre o tema.

- Discutir as possibilidades do jogo como atividade educativa que pode superar a fragmentação e linearidade das disciplinas.

Procedimento:

- Reunir os grupos e distribuir 3 folhas de papel em branco, demonstrando como as mesmas vão ser dobradas, sempre ao meio, formando 32 retângulos iguais;

- Escrever nos retângulos as letras do alfabeto utilizando os restantes para repetir 3 vezes cada vogal, e ainda alguma das consoantes mais utilizadas, como o “s”, “r”, “c”, etc.

- Explorar o material com os participantes deixando-os forma as palavras que desejarem.

- Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;

- Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: MEIO AMBIENTE. O tempo de duração será determinado pelo professor;

- Ao final do jogo, recolhe-se os alfabetos e o representante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou painel de parede;

- Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.

- O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;

- O professor questiona o grande grupo sobre o que poderia ser feito com as palavras resultantes do jogo.

Sugestões:

Montar um mapa conceitual a partir das palavras formadas definindo os conceitos ecológicos - elementos bióticos e abióticos do meio, principais ecossistemas, cadeias e teias alimentares, biodiversidade de espécies, ciclos biogeoquímicos - e sócio-ambientais - ações antrópicas sobre este meio (poluição, desmatamento, etc.). Pesquisar e definir os principais conceitos em fontes bibliográficas (livros, revistas, Internet). Construção de frases utilizando as palavras; separação de sílabas; pesquisar alguns aspectos históricos, artísticos, religiosos, metafóricos, e assim por diante, relacionados ao ambiente. Formar conjuntos dos fatores (bióticos e abióticos), etc;


Obs: O tema utilizado na turma foi SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, a atividade escolhida foi o mapa conceitual.




2 comentários:

  1. Olá! Trabalho com a utilização pedagogica das TIC e encontrei o seu blog porque sou fã dos mapas, eles são meu objeto de estudo também! Excelente artigo, ajuda muito quem está descobrindo essa maravilhosa ferramenta!

    Aproveito para comentar que em setembro vamos oferecer cursos sobre os *objetos de aprendizagem e a lousa digital*! Além desses novos cursos, atendendo a pedidos, abriremos também novas turmas do curso *Tecnologias da Inteligência: como se ensina e se aprende no virtual*. Em todas as nossas propostas o mapa está presente!

    Confira:
    PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: O PROFESSOR COMO AGENTE NO PROCESSO - 14 a 28 de setembro de 2009
    A LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO - 28 de setembro a 09 de outubro de 2009

    Para maiores informações acesse nosso site https://sites.google.com/site/cursosdmjn/

    ResponderExcluir
  2. Juliana

    Obrigada pelo convite e visita aqui no nosso blog.
    Realmente o mapa conceitual ajuda muito as crianças a elaborar e sintetizar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir