quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MAPA CONCEITUAL - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL






JOGO DO MEIO AMBIENTE


Uma dinâmica divertida de praticar a Educação Ambiental

Prof. Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra


Objetivos:

- Identificar algumas representações de meio ambiente construídas pelas pessoas, através de um jogo de formação de palavras;

- Elaborar conceitos sobre o tema.

- Discutir as possibilidades do jogo como atividade educativa que pode superar a fragmentação e linearidade das disciplinas.

Procedimento:

- Reunir os grupos e distribuir 3 folhas de papel em branco, demonstrando como as mesmas vão ser dobradas, sempre ao meio, formando 32 retângulos iguais;

- Escrever nos retângulos as letras do alfabeto utilizando os restantes para repetir 3 vezes cada vogal, e ainda alguma das consoantes mais utilizadas, como o “s”, “r”, “c”, etc.

- Explorar o material com os participantes deixando-os forma as palavras que desejarem.

- Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;

- Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: MEIO AMBIENTE. O tempo de duração será determinado pelo professor;

- Ao final do jogo, recolhe-se os alfabetos e o representante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou painel de parede;

- Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.

- O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;

- O professor questiona o grande grupo sobre o que poderia ser feito com as palavras resultantes do jogo.

Sugestões:

Montar um mapa conceitual a partir das palavras formadas definindo os conceitos ecológicos - elementos bióticos e abióticos do meio, principais ecossistemas, cadeias e teias alimentares, biodiversidade de espécies, ciclos biogeoquímicos - e sócio-ambientais - ações antrópicas sobre este meio (poluição, desmatamento, etc.). Pesquisar e definir os principais conceitos em fontes bibliográficas (livros, revistas, Internet). Construção de frases utilizando as palavras; separação de sílabas; pesquisar alguns aspectos históricos, artísticos, religiosos, metafóricos, e assim por diante, relacionados ao ambiente. Formar conjuntos dos fatores (bióticos e abióticos), etc;


Obs: O tema utilizado na turma foi SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, a atividade escolhida foi o mapa conceitual.




Um comentário:

  1. Juliana

    Obrigada pelo convite e visita aqui no nosso blog.
    Realmente o mapa conceitual ajuda muito as crianças a elaborar e sintetizar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir