quarta-feira, 22 de abril de 2009

BIG BROTHER AMBIENTAL

O BIG BROTHER AMBIENTAL foi desenvolvido hoje com muito sucesso, o objetivo de fazer com que cada um pense nas escolhas ambientais que faz, no que realmente é importante para nossa vida foi alcançado.
Na maioria das vezes as crianças mostraram sabedoria em suas escolhas.

Abaixo os participantes.



Descrição da Dinâmica:

BIG BROTHER AMBIENTAL

Trata-se de um jogo que pode ser jogado por qualquer grupo de pessoas, de qualquer idade - desde que alfabetizados, com ou sem conhecimento ambiental. Marina Strachman.

Os personagens podem ser modificados de acordo com a idade dos jogadores, e o tema pode ser trocado.
No jogo a seguir está em uma cidade.
Você deverá escolher 10 pessoas em seu grupo, que serão os personagens, os outros serão a plateia a qual decidirá, em cada rodada, quem saí e quem fica.
É interessante você deixar com que os alunos escolhidos pesquisem sobre seus personagens.
Cada jogador receberá uma carta com algumas características de seu personagem e depois de ler sobre o mesmo, ele deverá montar a história da vida do personagem, e terá que defender este até o fim do jogo, quem melhor defender sua história a cada rodada, ganhará o jogo.
Em cada rodada o personagem deve mostrar alguma característica que ele imagina ser de fundamental importância naquele momento.
Você vai precisar de cartolina, ou papel cartão, para 10 cartões.
Faça os cartões do tamanho de uma carta de baralho, escreva em cada um, as seguintes opções:

Você é uma árvore, de 15 anos de idade, que está plantado em uma grande cidade.- onde você está plantada?
- que árvore você é?
- é frutífera?
- é uma árvore saudável?
- é frondosa?
- é querida na região?
- é “amiga” da fauna que existe ao redor?
- o que de bom você faz para seu entorno?
- e de “ruim”?(algo como sujar as casas com folhas, ter aranhas, ou cupim)

Você é um cachorro.
- que tipo de cachorro você é?
- onde você mora?
- o que de bom você faz?
- você é perigoso?
- você é vacinado?
- você faz sujeira na rua?
- você come ração?

◘ Você é um ser humano:- você é o dono do cachorro?
- que tipo de ser humano você é? (calmo, estressado, feliz...)
- você tem filhos?
- você trabalha?
- você é do tipo que polui muito?
- o que de bom você faz para o ambiente?
- você é solidário?

◘ Você é um rio:- que tipo de rio você é?
- onde você mora?(dentro ou fora da cidade)
- o que de bom você traz para o ambiente?
- você é do tipo que causa enchentes?
- você é saudável?
- quem depende de você?

◘ Você é um pássaro?- que tipo de pássaro você é?
- onde você mora?(dentro ou fora da cidade)
- o que de bom você traz para o ambiente?
- você é saudável?
- você é de cativeiro?
- você é de abate?

◘ Você é uma casa:
- que tipo de casa você é? (grande porte ou médio)
- você já está em funcionamento ou em projeto?
- o que de bom você traz para o ambiente?
- você é uma casa bem projetada?
- seu esgoto é tratado ou vai direto para o rio?
- você tem aquecimento solar?
- você está em loteamento legal, ou você é clandestina?

◘ Você é um centro comercial:- que tipo de centro comercial você é? (grande porte ou médio)
-você é do tipo shopping ou de ambulantes?
- o que de bom você traz para o ambiente?
- seu esgoto é tratado ou vai direto para o rio?
- você tem estacionamento?
- você causa congestionamento?

◘ Você é um transporte urbano:- que tipo de transporte você é? (grande porte ou médio)
- o que de bom você traz para o ambiente?
- você é do tipo que polui muito?
- quantas pessoas você leva?
- você atinge toda área de sua cidade?
- a população está satisfeita com seu serviço?

◘ Você é uma carro de passeio:- que tipo de carro você é? (grande porte ou médio)
- o que de bom você traz para o ambiente?
- você é do tipo que polui muito?
- o que de bom você faz para o ambiente?

◘ Você é um catador de lixo:- que tipo de entulho você recolhe?
- você tem casa ou vive na rua?
- você é do tipo que polui muito?
- o que de bom você faz para o ambiente?
- como é sua moradia?
-você tem filhos? Quantos?

Não se esqueça de instruir seus alunos para que pesquisem seus personagens e montem uma boa história destes. Para o resto da classe, você pode fazer com que pesquisem, com ou sem sua ajuda o funcionamento da cidade.
A sugestão para este jogo, é que os big brothers, devem se sentar à frente, e logo no inicio, se apresentar, contando uma parte de sua história.
A plateia deve fazer perguntas para os personagens que a cada rodada deve defender sua continuação no ambiente, neste caso uma cidade.
O fim de cada rodada, a plateia deve votar para tirar quem está destruindo mais o ambiente saudável (no caso a cidade).
Este jogo vai dar margem a muito questionamento, crescimento e conhecimento.
Observação: Para qualquer outra opção de jogo, serão criados outros cartões, por exemplo, você vai com sua classe ao zoológico e faz cartões sobre aquele local, ou mesmo cartões sobre a escola, ou alguma praça, você pode criar cartões a partir da atividade.

Fonte: Projeto Apoema - Educação Ambiental www.apoema.com.br/geral.htm



Os três finalistas foram: o rio, o cachorro e a catadora de lixo.
É importante ressaltar a caracterização destes personagens da dinâmica.

A aluna Beatriz, bastante tímida, com seu jeitinho conseguiu caracterizar seu personagem tão bem, que convenceu a plateia de que realmente era um dos elementos mais importantes da cidade. Ela disse que era um cão guia de uma mulher deficiente visual que morava sozinha.

O rio também foi personagem de uma aluna bastante tímida, a Érica, que mostrou sua grande importância quando disse que era responsável pelo abastecimento de 4 cidades.

E a grande vencedora Thainá, que caracterizou tão bem seu personagem "Maria do Lixo", não demonstrando dúvidas quando a plateia lhe fazia questionamentos a respeito de seu trabalho, que conseguiu convencer a maioria, de que era um elemento tão importante na cidade, vencendo até mesmo o rio que abastecia 4 cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário