terça-feira, 30 de junho de 2009

CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO-ECONOMIA DE ÁGUA

Em março foi lançado o desafio de economia de água aos alunos, como foi relatado aqui no blog. Dias atrás entreguei os certificados aos alunos que comprovaram uma redução de consumo considerável em suas contas de água.
Houve família que de março até agora reduziu o consumo em quase 20 m³. Outras mantiveram o consumo da taxa de água e também receberam.
O Objetivo foi alcançado, o certificado é apenas simbólico, as atitudes é que valem!


Receberam o certificado os alunos: Vinícius, Cláudia, Milena, Jhenyffer, Dara, Laresca, Letícia, Mateus Pereira, Leonardo, Camila Gomes, Thainá, todos na foto abaixo.


Abaixo os alunos postam o que fizeram para conscientizar suas famílias:

Milena
Bom foi um pouco difícil conscientizar a minha família, porque o meu pai gasta muita água, já a minha mãe não gasta tanto, o meu pai queria lavar o carro de mangueira, no fim ele já estava lavando de balde.

Thainá
Eu conversei com minha familia e eles falaram que ia ser bom.

Camila Gomes
Eu conscientizei minha família a economizar um pouco mais, minha irmã ficava meia hora no banheiro e eu falava para ela usar um pouco menos a água quando tomava banho é só ela que usa mais água na minha família, mas pelo menos eu avisei ela.

Leonardo
Com a construção da piscina teve um gasto de água sim, mas a maioria da água economizada foi no banho, quando lavava roupa, quando lavava louça etc...
Quando nós íamos na piscina nós pulavamos isso causava desperdício de água por isso a conta de água veio 48 M³ de água e no outro mês 20 M³ mais 60 % de água foi economizada.

Laresca
Eu peguei muito no pé da minha mãe porque todo sábado, todo fim de semana ela quer lavar a calçada com mangueira, e eu falei pra ela não fazer mais isso que a água pode acabar.

Letícia
Eu peguei no pé da minha família para não gastar muita água, minha mãe concordou mas meu pai não, ele demorava pra tomar banho, minha mãe não demorava muito no banho nem eu e nem minha irmã, minha mãe lavava roupa e usava a água pra lavar calçada.

Claudia
Em casa eu falei pra minha mãe que tinha que economizar água, ela falou que ia economizar, mas meu padastro não economizava água, ele lavava o carro com mangueira, mas mesmo assim a gente conseguiu economizar.

Dara
Em casa eu consegui conscientizar minha mãe e meu pai com poucas palavras e eles aceitaram e começaram a me ajudar.

Vinícius
Em casa consegui pegar no pé da minha família e agora pego no pé da minha mãe todo dia, ela só demora no banho e meu pai também, a empregada pega água da chuva para lavar a calçada.

Mateus B. Pereira
Em casa consegui pegar no pé da minha família para economizar água e agora minha mãe não tá demorando no banho e pega sempre água da chuva, do tanque pra lavar a calçada e a área.

Jhenyffer
Eu conscientizei meus pais na hora de tomar banho, escovar os dentes, lavar a roupa, as calçadas, o carro.


PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

De acordo com as crianças as mães aprovaram os produtos, no dia seguinte as receitas, quase todas já haviam utilizado pelo menos o detergente.

As professoras da escola também quiseram a receita. Espero que também aprovem.

Eu já utilizei e garanto, funcionam.












DETERGENTE ECOLÓGICO


Ingredientes

  • 1 pedaço de sabão de coco neutro
  • 2 limões
  • 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
  • 6 litros de água


Obs: para um melhor rendimento, pode-se utilizar 2 pedaços de sabão de coco.

Modo de Preparo

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.


AMACIANTE DE ROUPAS

Ingredientes


  • 5 litros de Água
  • 4 colheres de Glicerina
  • 1 sabonete ralado
  • 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.


Modo de Preparo

Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.


Fonte:http://www.ipemabrasil.org.br/receita.htm

BOLICHE ECOLÓGICO

Esse jogo foi muito divertido, as crianças participaram bastante, torceram e principalmente compreenderam o sentido e objetivo do jogo.

Abaixo segue descrição do jogo retirada do blog do Educador Ambiental Angelo Prestes do Rio de Janeiro.
http://agenda21orsina.blogspot.com

Boliche Ecológico - Como Fazer? Basta ter tesourinhas, garrafas peti, rascunho, fita durex, e canetinhas. Os alunos devem escolher elementos que julgam importantes no meio ambiente para terem os nomes colocados na garrafa. As garrafas são divididas em 2 grupos os negativos e positivos. Cada elemento do meio ambiente será escrito em um pedaço de rascunho e colado no lugar do rótulo da garrafa. Ex politico corrupto + 30, solidariedade - 30 Os alunos deverão escolher a pontuação (positiva e negativa) dos elementos a critério deles o quanto vale cada elemento acertado por eles. Eles devem acertar as garrafas negativas caso acertem as garrafas positivas (tampa verde) eles perdem pontos por exemplo árvores - 20 ou caso acertem o planeta terra perdem todos os pontos.

Sugestão: Usar um marcador de papel ou quadro. Usar apenas 2 tipos de cores de tampinhas para todas as garrafas (ex. positivo = tampa verde, neg = tampa vermelha) os números podem ser múltiplos de 5 mais fácil na contagem de pontos. Separar as garrafas em vários grupos separados pois se juntarem tudo fica impossível acertar só as negativas. O jogo deve ser jogado em equipes.


As crianças escolheram as seguintes palavras: (+) pontos positivos – Falta de Consciência (+100), Poluição (+50), Desperdício (+40), Desmatamento (+30) e Extinção (+20); (-) pontos negativos – Planeta Terra (perde tudo), Sustentabilidade (-50), Reciclagem (-40), Árvores (-30) e Animais (-20).




domingo, 28 de junho de 2009

VÍDEO - TUM CHALO TO HINDUSTAN CHALE



Esse vídeo traduz tudo que quero alcançar com meus alunos através deste projeto, muita "Atitude".
Criança é pura, é verdadeira, e quando vejo meus alunos conseguindo mudar sua postura, lembro-me desse menininho do vídeo, que com sua atitude consegue resolver um problema.
Talvez por ser uma criança a gerar mudança, meus alunos tenham gostado tanto do vídeo.

TUM CHALO

Falak pakad ke utho, aur hawa pakad ke chalo 2x
Tum chalo, to hindustan chale 4x
[Lagao haath ke suraj subah nikala karein
Hatheliyon bhare dhoop aur uchhala karein ] 2x
Ufaq pe paav rakho, aur chalo akad ke chalo,
Falak pakad ke utho, aur hawa pakad ke chalo 2x
Tum chalo, to hindustan chale 4x

(que, em linhas gerais, significa: Segure o céu para que ele permaneça no alto e caminhe carregando o vento em suas mãos. Seja o corredor que segue em frente , porque quando você caminha, a India caminha com você. Use suas mãos para fazer o sol nascer pela manhã. Preencha suas mãos com os raios solares e os semeie ao seu redor. Mantenha suas pernas no horizonte e caminhe com orgulho, pois quando você caminha a India caminha com você.)

Fonte: http://kalyugage.blogspot.com/2008/09/pare-de-reclamar-e-aja.html

sexta-feira, 26 de junho de 2009

CAPITÃO PLANETA


Sucesso do programa da Xuxa nos anos 90, o desenho Capitão Planeta voltou ao ar, agora pelo Canal Futura. Os direitos de exibição do desenho foram cedidos pela Turner, parceira do Futura. Bordões como "Fogo! Terra! Água! Ar! Coração!..." e "Pela união dos seus poderes, eu sou Capitão Planeta!" eram populares entre as crianças da época. O público poderá matar as saudades do Capitão Planeta em dois horários, de manhã e às 18h30. A estreia foi segunda-feira, dia 22 de junho.

Fonte: http://wwwtvonline.blogspot.com/2009/06/capitao-planeta-volta-tv-pelo-canal.html


quarta-feira, 17 de junho de 2009

UM JARDIM NA ESCOLA DRUMMOND

No dia 15 de junho os alunos cultivaram um pequeno jardim na escola com muito carinho.
Primeiro fomos ao viveiro do município para plantar nos canteiros móveis. As mudas restantes plantamos em um canteiro atrás da escola.
Foi uma excelente atividade para os alunos que se interessaram e participaram ativamente "colocando a mão na massa".
Após o plantio os alunos em grupos visitaram as salas de aula explicando e conscientizando sobre o projeto, pedindo para que todos preservem esse espaço que é de toda a escola.
Nesta atividade o aluno que mais se destacou foi o Paulo Ricardo, que aparece em várias fotos de blusa amarela. O garoto gosta de mexer com o solo e entende bem, ele praticamente liderou o plantio das mudas quando retornamos à escola.
Não poderia deixar de agradecer também ao responsável pelo viveiro que nos atendeu com muita gentileza e paciência com os alunos.
















Ao retornarmos para a sala de aula, em equipes os alunos fizeram um relatório desta maravilhosa atividade.
Aquilo que eles mesmos produzem, valorizam muito mais.

domingo, 7 de junho de 2009

APRESENTAÇÕES DIA DO MEIO AMBIENTE - 05 DE JUNHO

Na 1ª apresentação com várias músicas de fundo os alunos mostraram o meio ambiente sendo destruído pela ação humana e mais tarde recuperado.
Uma linda apresentação, que vista pessoalmente conseguiu gerar um grande impacto na plateia.











Esta foi a apresentação da música "Um mundo melhor" (Cristina Mel) postado aqui anteriormente.




terça-feira, 2 de junho de 2009

MARIONETE DE TAMPINHAS

Durante três meses os alunos juntaram as tampinhas que puderam e estavam ansiosos por este momento, como já foi dito anteriormente aqui no blog, eles valorizam muito mais os brinquedos que fabricam artesanalmente.











FONTE: http://boa-arte.blogspot.com/2008/09/passo-passo-marionete-de-tampinhas.html
OU Revista Arte com as Mãos Reciclagem - Edição 1.

Na revista porém não aparece a maneira de fazer apenas a imagem deste lindo bonequinho.